terça-feira, 29 de abril de 2008

DANÇA

O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de Abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança.

A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.

Entre os objectivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

O foco do Dia da Dança está na educação infantil. O CID alerta os estabelecimentos que contactem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas escolas, escrevendo redacções sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da dança arte na vida do ser humano

O poder curativo e unificador da dança como linguagem universal é sublinhado na mensagem deste ano do Dia Mundial da Dança, que se assinalou esta terça-feira por todo o país com espectáculos, debates e outras iniciativas de diversas companhias.

A mensagem de 2008 intitula-se "O espírito da dança não tem cor", foi escrita pela coreógrafa e bailarina sul-africana Gladys Faith Agulhas, premiada pelo trabalho que tem desenvolvido ligando a dança, a educação e a integração social.

"O espírito da dança não tem cor, forma ou tamanho, mas envolve o poder de unir, e também a força e a beleza que se encontra em nós. Cada alma que dança, jovem, velha ou de uma pessoa incapacitada, cria e transforma ideias em movimentos artísticos que podem mudar as nossas vidas", escreve a coreógrafa.

A mensagem descreve ainda a dança como "uma força curativa à qual todos podem aceder" e como "espelho que reflecte o impossível tornado possível".

Em Portugal, o Dia Mundial da Dança é festejado com diversas iniciativas em todo o país, nomeadamente no Teatro Camões, em Lisboa, com a apresentação do espectáculo "Paraíso", pela Companhia Olga Roriz, coreografia inspirada no género musical americano, com bailarinos da companhia a cantar ao vivo.

Com direcção artística de Olga Roriz, o espectáculo, que teve estreia absoluta em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, em Maio de 2007, constitui ao mesmo tempo uma sátira e um tributo aos musicais e às histórias de bastidores, em que o "glamour" de uma diva convive com a insegurança de uma principiante.

Em "Paraíso", Olga Roriz colocou bailarinos da companhia como Maria Cerveira, Sara Carinhas e Pedro Santiago Cal a cantar ao vivo temas de Kurt Weil, Nancy Sinatra e Zeca Afonso, entre outros, marcando fortemente a dramaturgia da peça.

Na selecção musical estão temas de Rocio Jurado, George Gershwin, Nino Rota, Boris Vian, Patsy Cline, Chavela Vargas, Dean Martin, Ben Webster, Pascale Comelade, Edith Piaf, Leonard Bernstein, Frank Sinatra, Orquestra Universitária de Tangos, Carmen Miranda e Marlene Dietrich.

Também no âmbito das comemorações, a REDE - Associação de estruturas para a dança contemporânea liderada por João Fiadeiro faz a primeira edição da Festa da Dança entre 29 de Abril e 04 de Maio, em vários espaços da capital.

Durante seis dias, a REDE celebra a dança contemporânea portuguesa com a apresentação, aberta à comunidade, de projectos, debates, workshops e uma homenagem a Gil Mendo, director artístico da Culturgest.

Na terça-feira, no espaço Lx Factory, as actividades da REDE serão apresentadas durante a tarde, e, no mesmo espaço, realiza-se a 30 de Abril um encontro para profissionais, e a 01 de Maio uma manifestação/debate sobre a situação dos intermitentes do espectáculo.

No dia 03 de Maio, no espaço Eira, decorrem sessões abertas de dança contemporânea para não profissionais, e no espaço Negócio/ZDB e no Atelier Real há apresentações simultâneas de trabalhos em progresso.

Oeiras celebra o Dia Mundial da Dança com a realização de dois espectáculos no palco do Auditório Municipal Eunice Muñoz: às 10:30, "Homenagem a Walt Disney" e, às 21:30, "Labirinto do Improviso e da Criatividade".

A CeDeCe (Companhia de Dança Contemporânea) apresenta no Cine Teatro de Alcobaça um programa de coreografias de António Rodrigues, Paula Gareya e Luís Sousa.

No mesmo dia, a companhia organiza um encontro entre o público e vários bailarinos e coreógrafos portugueses e estrangeiros convidados, tais como o britânico Patrick Hurde, que foi primeiro bailarino do ex-Ballet Gulbenkian, coreógrafo e pedagogo, Pedro Goucha Gomes, com uma carreira de 18 anos no estrangeiro, nomeadamente no Netherlands Danze Theatre, e Daniel Cardoso, bailarino e director artístico do Quórum Ballet.

Sem comentários: