segunda-feira, 8 de junho de 2009

Votos deixam Sócrates em gestão...

A maré política mudou. Com este cartão laranja mostrado nas urnas, Sócrates tem certa a perda – no mínimo – da maioria absoluta.
Ferreira Leite contará agora com um partido unido e disciplinado. Já cheira a poder no PSD.
Esse aroma, sabe-se, inebria as hostes social-democratas ao ponto de verem a sua futura primeira-ministra em quem até ontem somavam incapacidades para liderar.
.
No PS começará inexorável o dia seguinte, o dia após Sócrates. E este é o grande desafio ao ainda primeiro--ministro: perante um Verão que se prevê socialmente duríssimo, Sócrates terá de continuar a governar, enquanto o partido que o suporta estará já à procura de novas soluções para a liderança.
Na azáfama do fim de festa deste Governo, a Cavaco Silva caberá um papel mais central e reforçado nos poderes de vigilância que lhe assistem.
.
É já claro – na prova real dos votos contra a predição das sondagens – que os próximos três meses contarão com uma maioria absoluta no Parlamento desajustada da vontade actual dos eleitores. Tal facto terá de ser ponderado na acção governativa com efeitos nos próximos anos.
E isso Cavaco deverá fazer com total legitimidade.
Octávio Ribeiro
in CM

Sem comentários: