sexta-feira, 5 de junho de 2009

Eleições coincidentes...

Está dito e redito que a campanha para as Europeias de domingo tem sido passada a discutir sobretudo temas nacionais. Vistas as coisas agora, bem se podia, como pareceu a muita gente, aliás, ter feito coincidir as Legislativas e as Europeias.
Os ganhos teriam sido grandes: evidentemente, haveria menos gastos, consideravelmente menos; ficaríamos a saber já qual seria o nosso próximo Governo, permitindo partir de imediato para a constituição de um novo Executivo, questão central em tempo de crise e, pelos vistos, preocupação maior de toda a classe política, que apenas tem centrado a discussão nesse tema.
.
A questão agora é saber se, a seguir, valerá a pena juntar eleições Autárquicas com Legislativas. Em termos de poupança, embora as Autárquicas sejam menos onerosas, a vantagem é evidente. Em termos de coincidência temática, é evidente que Autárquicas e Legislativas têm pouco ou nada em comum.
Mas, permitam a desconfiança: se as Legislativas se disputarem primeiro e as Autárquicas uns dias depois, o mais certo é que o tempo se passe não em campanhas de esclarecimento local, mas comentando a nova composição do Parlamento e os meandros de formação do novo Governo..Para que as Legislativas pudessem ter coincidido com as Europeias, seria necessário que o Governo se tivesse demitido, coisa que a Oposição se apressou a definir como um golpe, mesmo sem saber se José Sócrates encarava essa possibilidade.
.
Para que Autárquicas e Legislativas coincidam é preciso que Cavaco Silva marque as eleições parlamentares para o mesmo dia que o Governo tiver escolhido para realizar as municipais, hipótese que, sabe-se, não agrada a Sócrates.
Cavaco é extremamente rigoroso e respeitador do espaço institucional, pelo que o mais certo é que não faça coincidir as duas eleições.
O que é pena: tirando o caso de meia dúzia de concelhos, os resultados das Autárquicas são previsíveis e não merecem que se prolongue por mais quinze dias este espaço de sempre-em-campanha em que vivemos, com tão pouca motivação e algum ruído a mais, desde meados de Maio.
José Leite Pereira
in JN

Sem comentários: