sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Flaubert...Escritor Francês...Mestre do Realismo...

Gustave Flaubert (nasceu no dia 12 de dezembro de 1821, em Ruão – e morreu dia 8 de maio de 1880, em Croisset) foi um escritor francês, um dos maiores escritores ocidentais.
Biografia
Filho de um médico, cresceu no hospital onde seu pai era cirurgião-chefe. Após ter reprovado nos exames de direito na Universidade de Paris, começa em 1843 a escrever seus romances.
Em 1840, como prêmio por ter concluído os estudos secundários, ganhou uma viagem para os montes Pirineus e para a ilha de Córsega. A
o passar por Marselha, viveu um namoro com Eulália Foucaud de Langlade. O idílio foi inspiração para a obra A Educação Sentimental. Entre 1849 e 1851, o autor viajou para a África, onde colheu informações para Salambô, sobre a queda de Cartago.
Flaubert foi um dos mestres do Realismo, movimento estético de reação ao Romantismo europeu no século XIX, influenciado pelas teorias científicas, a Revolução Industrial e a linha filosófica de Augusto Comte. Ele levou à perfeição o ideal do romance realista de harmonizar a arte e a realidade. Sua obra se caracteriza pelo cuidado na sintaxe, na escolha do vocabulário e na estrutura do enredo.
A obra mais famosa, de Flaubert, é Madame Bovary, que provocou um processo por "obra execrável sob o ponto de vista moral". O processo terminou finalmente com a absolvição do autor em 7 de fevereiro de 1857.
Madame Bovary, é uma dura depreciação dos valores burgueses. Segundo alguns críticos conservadores, Flaubert ridicularizou sua própria condição social.
Em 1866, recebeu a Legião de Honra do governo francês. Pouco antes de sua morte, vendeu propriedades para evitar a falência do marido de sua sobrinha. Passou a viver de um salário como conservador da Biblioteca Mazarine
Gustave Flaubert é também autor das obras: A tentação de Sto. Antonio (1874), Educação Sentimental (1869) e Três Contos, entre outros
.
Citações
.
"Tenha cuidado com a tristeza. É um vício".
.
"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele."
.
Ser estúpido, egoísta e ter boa saúde são três requisitos para a felicidade, mas se a estupidez faltar está tudo perdido."
.
"Que homem teria sido
Balzac, se soubesse escrever!"
.
"Extirpar: verbo que se emprega ao se falar de heresias e calos"

Sem comentários: