sábado, 6 de junho de 2009

Dia 7 é mesmo um dia importante...

Entrámos na última semana de campanha eleitoral para o Parlamento Europeu.
A Europa sempre pareceu um pouco distante dos portugueses e portuguesas.
Uma coisa lá de fora... uma coisa lá de fora que conta muito cá para dentro e muita coisa cá de dentro que também conta lá fora, na Europa.
Por isso, as coisas estão ligadas, e a avaliação das políticas internas também conta no nosso voto europeu.
A primeira coisa que há a dizer sobre esta matéria é recordar quem impediu, apesar de prometer, o referendo ao Tratado de Lisboa.
A segunda coisa é que um tema da actualidade, o BPN, que saltou para a campanha eleitoral e deu origem a uma zanga de comadres e a um diz e desmente dentro do PS e entre o PS e o PSD. O caso BPN, que ainda não chegou ao fim, o BPP e ainda o BCP onde tudo começou é de facto uma "roubalheira", é a evidência da falência da "ética do mercado", coisa que provavelmente nem existe. Mas é preciso dizer tudo e contar a história toda.
O "buraco" de mais de mil milhões de euros tem vindo a ser tapado com o dinheiro dos contribuintes e pela mão do governo do PS. Uns tiraram e outros têm lá posto.
Nesta matéria uma mão não pode lavar a outra.
A terceira coisa é que o próximo dia 7 é mesmo um dia importante onde o voto tem que contar. Se esta crise nos ensina alguma coisa, e tem ensinado, é que é preciso encontrar novas soluções e que nem todos são iguais.
No dia 7 há uma oportunidade de fazer a diferença.
Helena Pinto
in Esquerda.Net

Sem comentários: