sábado, 23 de maio de 2009

Sacadura Cabral...foi um Pioneiro da Aviação Portuguesa...

Sacadura Cabral, de nome completo Artur Freire de Sacadura Cabral, nasceu em Celorico da Beira, no dia 23 de Maio de 1881. Foi um oficial da Marinha de Guerra Portuguesa e conhecido pioneiro da aviação em Portugal, tendo realizado com Gago Coutinho, a Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul em 1922.
Biografia
Aluno brilhante da Escola Naval, seria o primeiro classificado do seu curso, prosseguindo uma carreira militar com distinção.
Foi colocado em Moçambique em 1901, navegando pelas suas costas ou efectuando trabalhos hidrográficos, até que em 1907 conhece Gago Coutinho, trabalhando com ele em missões geodésicas e geográficas, revelando as suas capacidades como geógrafo e astrónomo.
Deste país parte para Angola onde continua o trabalho de agrimensura ou de observações astronómicas, ainda na companhia de Gago Coutinho.Oito anos depois regressa à metrópole e graças ao Aero Club de Portugal consegue ir para a Escola Militar de Chartres, em França, com o objectivo de tirar o brevet de piloto aviador militar.
Em Março de 1916 fez as provas de brevet com aprovação, frequentando ainda a Escola de Aviação Marítima de Saint Raphael, onde se especializou em hidroaviões, bem como outras escolas de técnicas de aperfeiçoamento.
Regressado ao nosso país, incorpora a Escola de Aviação Militar, em Vila Nova da Rainha, como piloto instrutor e estará na base da primeira unidade de aviação portuguesa ao adquirir, em França, o material necessário a uma esquadrilha destinada a defender a região de Niassa, em Moçambique, dos ataques alemães.Graças à sua experiência, é encarregado de organizar a aviação marítima nacional, chegando a Comandante da Esquadrilha Aérea da Base Naval de Lisboa.
Em 1919, ao elaborar um plano de navegação aérea, demonstra ser viável a travessia aérea de Lisboa ao Rio de Janeiro e dois anos depois realiza a viagem Lisboa-Madeira, experimentando métodos e instrumentos criados por ele e por Gago Coutinho, que iriam ser fundamentais na Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.
Destaca-se o Plaqué de Abatimento, mais tarde denominado Corrector de Rumos-Coutinho-Sacadura, o qual viria a conseguir definir uma navegação estimada.
Em 1923 tenta levantar um projecto que permitisse uma viagem aérea de circum-navegação mas não obtém sucesso. Para obviar esta falha, um ano mais tarde, é aberta uma subscrição pública que permite a compra de cinco aviões Fokker 4146, a utilizar numa travessia aérea com destino à Índia.
É precisamente na viagem de Amsterdão, local de origem dos aparelhos, para Lisboa que Sacadura Cabral viria a morrer, desaparecendo sobre o Mar do Norte, no dia 15 de Novembro de 1924, nunca tendo sido localizado o seu cadáver.

Sem comentários: