segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia 25 de Maio...Dia de África...

No dia 25 de maio de 1963, 32 chefes de Estado africanos se reuniam contra a colonização e subordinação a que todo um continente repetidamente foi submetido durante séculos. Colonialismo, neocolonialismo, "partilha da África".
Os termos mudaram ao longo do tempo, mas os africanos viam suas riquezas naturais e humanas sendo roubadas por povos que se consideravam superiores.Na reunião de 1963, em Adis Abeba, capital da Etiópia, esses líderes criaram a OUA (Organização da Unidade Africana), hoje a União Africana.
Dada a importância daquele momento, o 25 de maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, Dia da Libertação da África, e diversos eventos serão realizados esta semana para marcar a data.
África é o segundo continente mais populoso e mais extenso, depois da Ásia.
Dos 42 países que a constituem, em 5 fala-se português - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique eS. Tomé e Príncipe.
Todos os anos, o Dia da África constitui a ocasião acordada para:
- medir os progressos realizados na África,
- avaliar as suas dificuldades
- reflectir sobre as enormes potencialidades do continente
Todavia, uma grande parte de África, especialmente a sul do Saara, continua a sofrer os trágicos efeitos de conflitos violentos, da pobreza extrema e da doença.
No Darfour, os ataques e o deslocamento da população continuam e pelo menos 2,6 milhões de pessoas precisam urgentemente de assistência.
Num número demasiado elevado de países, a pobreza e o enorme fardo da doença, em particular a forte prevalência do HIV/AIDS (VIH/SIDA), estão a infligir um sofrimento generalizado e a anular os progressos duramente conseguidos no domínio do desenvolvimento, fazendo com que a África fique para trás em relação às outras regiões em desenvolvimento no que diz respeito à realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Sorrisos de esperança

A data, agora comemorada como o Dia de África, serve para manter vivos os ideais que levaram à criação, em Adis Abeba, Etiopia, da Organização da Unidade Africana (OUA), um marco na continuação do processo de autodeterminação dos africanos, iniciado após a II Guerra Mundial, com acções dos movimentos de libertação nacionais surgidos no continente.
.
Pensamento surpreendente!!!
.
(Escrito por uma criança africana)
.
Quando eu nasci, era Preto;
Quando cresci, era Preto;
Quando pego Sol, fico Preto
Quando sinto frio, continuo Preto
Quando estou assustado, também fico Preto.
Quando estou doente, Preto;
E, quando eu morrer, continuarei preto!
.
E você, homem Branco,
.
Quando nasce, você é Rosa;
Quando cresce, você é Branco;
Quando você pega Sol, FICA Vermelho;
Quando sente frio, você FICA roxo;
Quando você se assusta FICA Amarelo
Quando está doente, FICA Verde;
Quando você morrer, você ficará cinzento.
.
E você vem me chamar de Homem de Cor??!!
.
Rui Mingas: "Monagambé"

Sem comentários: