quinta-feira, 21 de maio de 2009

Morreu João Bénard da Costa...

João Pedro Bénard da Costa morreu hoje, em casa, aos 74 anos.
Foi presidente da Cinemateca Portuguesa de 1991 até Janeiro último, data em que se afastou devido a problemas de Saúde, sendo substituído por Pedro Mexia
Em Setembro de 2008 foi condecorado pelo ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, com a medalha de mérito cultural pelo serviço prestado na Cinemateca.
Presidia igualmente à Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se assinala a 10 de Junho.
Considerado um dos nomes grandes na divulgação da Sétima Arte, João Pedro Bénard da Costa nasceu em Lisboa, a 7 de Fevereiro de 1935. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, co-fundou a extinta revista ‘O Tempo e o Modo’.
Homem desde sempre ligado às artes, participou como actor em vários filmes, a maioria dos quais de Manoel de Oliveira apesar de também ter protagonizado películas de João César Monteiro.
Em 1961 entrou para a Fundação Calouste Gulbenkian, onde dirigiu o sector de Cinema do serviço de Belas-Artes.
Volvidas duas décadas, em 1980, aceitou o cargo de sub-director da Cinemateca Portuguesa e em 1991 assumiu a presidência daquele organismo.
Durante vários anos, Bénard da Costa foi cronista em diversos órgãos de Comunicação Social. Foi também homenageado com a ordem do Infante D.Henrique e, em França com a comenda de ‘Officier des Artes et des Lettres’.
Recebeu diversas homenagens durante a vida l, entre elas o Prémio Pessoa em 2001.
Manoel de Oliveira soube esta manhã da morte do amigo e, emocionado, diz que se trata de "uma grande perda para o País".

Sem comentários: