terça-feira, 26 de maio de 2009

Urge defender e lutar pela cidadania

A petição que se encontra online em:

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N37

é o primeiro passo que explica as razões do descontentamento à Assembleia da República.

Também neste blogue já foi publicado:

Basta de partidocracia.

Após a eleição dos “deputados” europeus – nas inevitáveis listas elaboradas pelos aparelhos partidários – e sem criar os habituais tabus – convidarei os nossos leitores a exigirem o seguinte:

- que os deputados à Assembleia da República sejam eleitos em círculo uninominal, isto é: que cada eleitor vote no nome do deputado que pretende eleger, e não na lista (que desconhece) e em que se limita a pôr uma cruzinha no símbolo do partido. Assim, as listas devem conter os nomes de todos os candidatos e cada eleitor vota no candidato em que confia, e não no símbolo do partido que aparece no boletim de voto.

- que seja permitido, à semelhança das candidaturas à Presidência da República e às Autarquias, que se possam candidatar cidadãos sem dependerem de listas propostas pelos partidos.

Só assim conseguiremos devolver a soberania aos cidadãos.

Enquanto não o conseguirmos, a Democracia é uma ilusão.

Vivemos em partidocracia e isso interessa a todos os partidos. Nunca serão eles a fazer a indispensável revisão constitucional e da lei eleitoral.

Só um amplo “MOVIMENTO DE DESCONTENTAMENTO” – subscrevendo a petição :

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N37

seguida do voto em branco nas próximas eleições, conseguirá obrigar a partidocracia a devolver a soberania devida aos cidadão e só aos cidadãos.

1 comentário:

Anónimo disse...

As listas e o partido são o manto diáfano da fantasia debaixo dos quais se abrigam. A maior parte dos que por lá se acoitam não valem nada, servindo-se do partido apenas para irem vivendo a sua vidinha.
Alguns estão anos a fio sentados no parlamento sem abrirem a boca ou fazerem algo. Foram eleitos para estarem sentados, fazer número e levantar o braço quando o "partido" ordena.
Políticos com qualidade procuram-se!
Abaixo a partidocracia!