sexta-feira, 8 de maio de 2009

Tiro ao alvo


Acabo de assistir na SIC Notícias, a mais uma edição semanal do programa “Quadratura do Círculo”, que tem duas particularidades:

1º - Pretender analisar política, económica e socialmente, os acontecimentos mais (na opinião do moderador, que os escolhe e introduz) importantes ao nível nacional e internacional.

2º Os opinadores serem apenas três – embora na Assembleia da República tenham assento cinco partidos políticos – e dois desses eleitos sejam : Pacheco Pereira, um dos barões do PSD e deputado europeu e António Costa, actual Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, considerado o número dois do PS e eventual substituto do Sócrates: o terceiro, Lobo Xavier, já foi um destacado dirigente do CDS/PP e hoje é um advogado e empresário de sucesso.

Um dos temas que no programa de hoje mais ocupou o tempo de antena foi o da “necessidade, ou não de maioria absoluta/bloco central, isto é, uma coligação entre o PS e o PSD.

Embora Pacheco e Costa jurassem a pés juntos que isso não interessava a nenhum dos seus partidos [PSD e PS], foi Lobo Xavier a explicar claramente o seguinte:

“Bloco Central não é solução. A continuar o agravamento da crise económica e social em Portugal, como todos os indicadores credíveis prevêem, a solução passará por um GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL” (cito de memória).

Concordo, desde que esse governo seja nomeado após, e pelo reviralho que se aproxima, e sem a participação de nenhum dos responsáveis pela crise que sofremos.

Sem comentários: