O famosíssimo de Barcelos em digressão pelo país. Estava esta tarde no palco de uma reputada capoeira da Rua Direita em Óbidos a dar um concerto de goela clássica em Có-Có-Ró-Có-Có Maior. As admiradoras tagarelavam esganiçadas e alvoroçadas nos poleiros enquanto batiam as asas ao som da música. Com tanta agitação, foi impossível sentir a excelência do canto e o verdadeiro talento do símbolo nacional. No final, alguém lhes cacarejou de modo violento que nos concertos de goela clássica não se grulha daquela forma. Elas não quiseram saber e foram bicar o pão dos sacos, experimentar os aventais, limpar os bicos aos panos de cozinha, esburacar as bolsas e, por fim, aproveitaram para descomer nos azulejos. Que doidas suínas! Nem deram pela saída do artista que, meio entristecido com a falta de pedido de autógrafos, lá foi embora rumo a Lisboa para mais uma interpretação ao vivo numa das lojas de souvenirs ali aos Restauradores.
____________________________________
Imagem: Galo de Barcelos de Manuela Pinheiro
2 comentários:
Mesmo chegando estafada de trabalhar a D. Brites arranja tempo para descobrir estas maravilhas. E de seguida ainda não satisfeita com a descoberta acrescenta-lhe a mais valia da sua bela prosa.
Já agora onde se podem visitar estes galos de Barcelos e Barcelitos?
Acabei de ler melhor e suspeito que se for a tempo e eles não tiverem levantado voo ainda os encontro em Ó bidos. Se não, para onde seguirão os cócorócó cós em digressão?
Enviar um comentário