sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Educação...Ovos, é o que está a dar...

Educação - reunião na escola Secundária D. Dinis alvo de protesto de jovens
Ovos para secretários de Estado
.
Dois dias depois de a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, ter sido recebida em Fafe com ovos, ontem foi a vez de os secretários de Estado da Educação, Jorge Pedreira e Valter Lemos, serem alvo dos protestos de jovens que tentaram atingi-los com ovos, tomates e pepinos, convencidos de que a ministra estaria presente na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa.
Governantes e viaturas escaparam aos arremessos pois entraram na escola por uma porta lateral, mas cerca de 80 jovens que esperavam o confronto acabaram por atirar os alimentos contra as paredes. A PSP identificou uma das jovens que transportavam ovos.
Na escola decorreu uma reunião, que durou mais de três horas, entre os dois secretários de Estado e 200 dos 400 presidentes dos conselhos executivos das escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Nessa escola terá sido suspenso o modelo de avaliação pelos professores dos departamentos de História, Biologia e Português.
Face aos protestos de alunos e jovens de outras escolas, a PSP enviou para o local um aparatoso dispositivo policial, com elevado número de agentes à paisana.
O comandante da II Divisão da PSP, subintendente Lopes Martins, salientou ao CM por que fez deslocar para o local uma equipa de intervenção rápida. "Para salvaguardar a fluidez do trânsito e salvaguardar a integridade física dos jovens."
À saída, o secretário de Estado Jorge Pedreira afirmou que a reunião decorreu tranquilamente. Sobre os incidentes, disse ser uma "acção organizada por quem quer impedir que as políticas de reforma se concretizem".
Os alunos queixam-se de serem obrigados a fazer provas de recuperação por faltas justificadas, arriscando-se a chumbar o ano por estarem doentes. A ministra garante que os alunos "não são obrigados a fazer" essas provas e que "muitas escolas fizeram uma aplicação inadequada [do Estatuto do Aluno]".
Governantes recebidos com ovos

Sem comentários: