sábado, 18 de outubro de 2008

SARKOZY QUER REFORMA GLOBAL DO SISTEMA FINANCEIRO

Nicholas Sarkozy com o Primeiro Mministro Canadiano Stephen Harper.

Uma melhor regulação do capitalismo para prevenir futuras crises financeiras. Esse é o ponto essencial de uma cimeira internacional que a União Europeia quer organizar até ao fim do ano.
Nicolas Sarkozy e Durão Barroso estiveram no Canadá onde a ideia recebeu o apoio do Governo local, a poucas horas de se encontrarem com George W. Bush em Washington.

.
Sarkozy quer que pelo menos a China e a Índia estejam presentes na cimeira. “Penso que é muito importante que o Canadá e a Europa defendam as mesmas convicções, que tenham os mesmos valores na cimeira que deverá redefinir o capitalismo, que deverá reorganizar um sistema financeiro mundial”, disse o chefe de Estado francês e prsidente em exercício da UE.

.
Por seu lado o presidente da Comissão Europeia Durão Barroso esteve em sintonia ao afirmar que “essa reforma global é a melhor forma de resistir às tendências proteccionistas que o primeiro-ministro Harper e o presidente Sarkozy apresentaram como uma ameaça que nós devemos combater”.

.
Os esforços da presidência francesa da UE em conjunto com a Comissão Europeia para dar início ao debate de uma reformulação do sistema financeiro mundial surgem depois de mais uma semana atribulada nos mercados bolsistas.No entanto, a maioria das bolsas europeias fechou esta sexta-feira com tendências mais positivas depois de terem sido tomadas uma série de medidas para devolver confiança aos mercados.
EuroNews

Comentário meu: Depois de casa roubada, trancas à porta. Mas mais vale tarde do que nunca (diabo, hoje sinto-me uma antologia de aforismos populares!). É necessário aprender com as más experiências e modificar o sistema se este evidenciar fraquezas estruturais. Um regulamento com quase cem anos poderá não ter aptidão para funcionar no Século XXI.

1 comentário:

Anónimo disse...

E este aforismo também é usado por mim: "Com papas e bolos enganam-se os tolos".