segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Erasmo de Roterdão...Célebre Humanista Holandês do Séc.XVI...

Erasmo de Roterdão
Desiderius Erasmus Roterodamus, conhecido como Erasmo de Roterdão (27 de Outubro de 1466 Roterdão12 de Julho de 1536, Basiléia) foi um teólogo e um humanista neerlandês.
Biografia
Filho ilegítimo de um sacerdote, educa-se com os padres augustinianos, estuda Teologia na Holanda e Paris e doutora-se em Turim em 1506.
A trabalhar como preceptor privado, prepara para os seus alunos uns opúsculos pedagógicos que com o tempo se convertem em importantes livros de texto da cultura europeia.
Em Itália é discípulo de Lorenzo Valla. Viaja também para Inglaterra e estuda a língua grega. Em Veneza trabalha com Aldo Manuccio numa recompilação de provérbios.
Em Inglaterra, hóspede do humanista Thomas More, escreve a sua obra mais importante, o Elogio da Loucura, de linha reformista, que é uma crítica da sociedade da época, incluindo a Igreja.
Prepara uma edição grega do Novo Testamento que causa escândalo.
Realiza posteriormente diversas edições de textos religiosos clássicos.
Em 1524 afasta-se das posições de Lutero. Refugiado em Friburgo durante alguns anos, escreve ali os seus Colloquia, nos quais a polémica antimedieval e antimonástica adquirem uma excelente forma literária.
Erasmo, o humanista mais célebre do século xvi, é defensor de uma reforma da Igreja e da sociedade baseada na mensagem cristã.
A sua vocação pedagógica está patente na sua epistolografia, composta por mais de 300 cartas. Homem culto e cosmopolita, mantém correspondência com os principais génios da sua época. Na Inquirição divulga o pensamento do humanismo cristão.
Após a sua morte, como reacção da Igreja Católica Romana, os seus escritos viriam a ser colocados no Index dos livros proibidos
Citações de Erasmo
Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável."
"Rir de tudo é coisa de tontos, não
rir de nada é coisa de estúpido."
"Não merece o doce quem não experimentou o amargo."
"Os males que não são percebidos são os mais perigosos."
"A pior das loucuras é, sem dúvida, tentar ser sensato em um mundo de loucos."
"Deve respeitar-se o casamento enquanto é um purgatório, e dissolvê-lo quando se tornar num inferno."
"Os maiores males infiltram-se na
vida dos homens sob a ilusória aparência do bem."

Sem comentários: