segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ACOLHIMENTO DE PRISIONEIROS DE GUANTÁNAMO DIVIDE EUROPEUS

Os vinte e sete reúnem hoje para decidir o auxílio ao governo americano no encerramento da prisão de Guantânamo. Porém, não devemos esperar unanimidade de decisões depois das posições de alguns países europeus divulgadas pela comunicação social.
.
Não causa admiração que haja países que recusam liminarmente dar asilo político aos antigos prisioneiros, enquanto outros países se mostram relutantes afirmando que cada caso deve ser estudado nas suas vertentes jurídica e política.


De facto, se eles foram parar à prisão, não terá sido por apascentar ovelhas. Portanto, é necessário ser prudente.
.
É de notar que os europeus em geral têm muito pouco conhecimento do Islão enquanto religião e menos ainda da ideologia islâmica enquanto sistema de pensamento político. Da primeira não vem grande mal ao mundo, mas da segunda podem vir todos os males. Mesmo os países europeus que não tiveram más experiências com o Islão já ”viram as barbas do vizinho a arder”. Os recentes acontecimentos em Londres, em Madrid, em Amesterdão e, mais recentemente ainda, em Bombaim dizem-lhes que devem ser prudentes. É necessário não esquecer que o Islão admite e perdoa a vingança como forma de compensação por agravos sofridos, principalmente quando provocados por “infiéis”. Por razões de segurança, devemos partir do princípio que os hóspedes de Guantânamo ou são militantes da cruzada islâmica, a chamada djihad, ou são, no mínimo, simpatizantes. Os primeiros dificilmente terão correcção por serem crentes na causa. Os segundos podem ter uma recaída e optarem pela vingança de estilo islâmico. É necessário, pois, não facilitar e evitar meter na nossa casa alguns “bons crentes” muçulmanos, porque “com tais crentes, o Islão não precisa de inimigos”.

Se o link acima não funcionar clique no endereço em baixo ou cole-o no seu browser para aceder à página do Público:
http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fc%3DA%26dt%3D20090126%26id%3D15722685

Sem comentários: